CINEMA NA PERIFERIA DO DF

A Mostra de Cinema de Samambaia pode ser bastante inovadora no formato, mas a paixão pela sétima arte na cidade não é novidade. Inclusive, a gente quer saber, você conhece o Núcleo Audiovisual Samambaia? O coletivo realizava o Cineclube Complexo, no Complexo Cultural de Samambaia, com mostras de filmes locais, nacionais e internacionais. Ou seja, a periferia está assistindo a periferia nas telonas, e as iniciativas nesse sentido não são poucas.

Inclusive, é na periferia do DF, mais especificamente em Sobradinho, que se encontra o Polo de Cinema e Vídeo Grande Otelo. Trata-se de um equipamento público que conta com um galpão para gravações (em reforma), e uma área dedicada às atividades técnicas com espaço para salas de costura, produção, elétrica, direção, som, administração, protocolo, depósito, vestiários e sanitários.

A produção de cinema nas quebradas do Distrito Federal é uma realidade há bastante tempo, principalmente de curta metragens. Alguns deles premiados até em festivais internacionais! É o caso de Afronte (2017), filme de Bruno Victor e Marcus Azevedo, que foi premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Goiânia Mostra Curta e no Mix Brasil, em São Paulo. No filme, a mistura de ficção e documentário mostra o processo de empoderamento de Victor Hugo, um jovem negro e gay, morador da periferia do DF.

Por falar na mistura entre ficção e documentário, Adirley Queirós é um nome internacionalmente reconhecido por essa fusão. Crescido em Ceilândia, retrata em seus filmes a desigualdade social, com a cidade como cenário e praticamente protagonista dos longas. Um deles, “Branco Sai, Preto Fica”, foi premiado no Festival de Brasília, e inclusive pode ser assistido na Netflix.

São muitos os talentos em diversas artes que se encontram nas periferias. E nós queremos mostrar toda a potência audiovisual presente em Samambaia. Quem sabe não é você que estaremos citando aqui nas nossas próximas edições?

Fontes: Agência Brasília, Metrópoles, Correio Braziliense, Núcleo Audiovisual Samambaia.

Texto de Jô Gomes

Contato

E-mail: contato@mostrasamambaia.com

Nos siga

©Mostra Samambaia de Cinema, 2021. Criado por SōZō - Agência Criativa.