HISTÓRIA DE SAMAMBAIA

Resistente, de fácil adaptação ao ambiente, e uma das habitantes mais antigas dessa terra (são do tempo dos dinossauros!) – essa é a Samambaia, planta que dá nome à 12ª Região Administrativa do Distrito Federal – RA XII/DF. Criada no dia 25 de outubro de 1989, a cidade originalmente foi pensada para assentar famílias vindas de diversas partes do país para o Distrito Federal, e que se organizavam em invasões.

E por que esse nome? A cidade passou a se chamar Samambaia porque esse é o nome do córrego que corta a região, cuja nascente se encontra logo abaixo das quadras residenciais 127 e 327 e onde eram encontradas as plantas da espécie samambaia em abundância.

Mas nossa Samambaia não surgiu do nada. O projeto urbanístico foi elaborado 11 anos antes, em 1978, e implementado em 1982. Em 1985, os primeiros moradores já começaram a viver na cidade, nas quadras 401, 402 a 416 (Samambaia Norte) e no Setor de Mansões Leste (hoje Taguatinga). Nessa época, ainda não havia nenhuma estrutura de asfalto, energia elétrica, água encanada ou esgoto.

Em 1988, três anos após as primeiras ocupações, foram construídas e entregues 3.381 casas populares a famílias de baixa renda nas quadras 408 e 410. O apoio financeiro pra esse processo veio do extinto Banco Nacional de Habitação, por meio da Sociedade de Habitações de Interesse Social – SHIS (daí muitas pessoas ainda conhecerem algumas quadras como “xis”).

O local escolhido para a implantação da cidade pertencia ao Núcleo Rural Taguatinga, formado por um conjunto de chácaras produtoras de hortaliças, frutas, verduras e flores desde 1958. Parte desse espaço teve de ser desapropriado para permitir a expansão de Samambaia, mas uma chácara foi preservada: a famosa Três Meninas, que se tornou uma referência cultural e educativa importante da RA ao se transformar no Parque Ecológico e Vivencial Três Meninas.

O projeto original previa uma ocupação gradual para Samambaia, porém, o crescimento foi muito rápido, com a transferência de centenas de famílias que ocupavam áreas irregulares no DF. A previsão populacional era estimada em 330 mil habitantes, e hoje a mais recente Pesquisa Distrital por Amostras de Domicílios (PDAD 2018) aponta que a população urbana de Samambaia era de 232.893 pessoas.

Fontes: Assessoria de Planejamento e Ordenamento Territorial – ASPOT/RA XII; Pesquisa Distrital por Amostras de Domicílios (PDAD 2018) – Codeplan.

Texto por Jô Gomes

Contato

E-mail: contato@mostrasamambaia.com

Nos siga

©Mostra Samambaia de Cinema, 2021. Criado por SōZō - Agência Criativa.