CULTURA EM SAMAMBAIA

Samambaia possui uma vida cultural intensa, com saraus, treinos de breaking, festas juninas tradicionais e consolidadas no calendário do DF e eventos de música e dança de diversos estilos por toda a cidade. Com uma população criativa e resiliente, a cidade é essa efervescência toda desde sempre, mas aqui queremos falar especialmente de dois espaços que se destacam quando o assunto é cultura.

O Complexo Cultural de Samambaia foi inaugurado em 2018, possui uma área total de 4 mil metros quadrados, e conta com um cine/teatro, espaço para a biblioteca de artes, cinco salas de oficinas e um galpão multiuso. Um espaço que tem sido utilizado pela comunidade e que originalmente abrigaria a nossa Mostra de Cinema de Samambaia, mas que a pandemia nos fez optar pelo formato digital, para preservar a saúde e a vida de todes.

Um outro espaço muito simbólico da cidade é o Imaginário Cultural, que recebe atividades artísticas diversas, principalmente formativas, como cursos, oficinas e palestras, a fim de qualificar tanto artistas quanto o público que os assiste. A associação ocupa o centro comunitário, e não conta com o suporte governamental, o que demonstra sua forte vocação para a arte como resistência.

Cultura é resistência. E o audiovisual é uma das ferramentas para isso. A Mostra de Cinema de Samambaia está aqui para promover artistas periféricos e quem sabe se tornar mais uma atividade cultural tradicional da cidade. Seria massa sim ou com certeza?

Fontes: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Ponte Jornalismo.

Texto de Jô Gomes

Contato

E-mail: contato@mostrasamambaia.com

Nos siga

©Mostra Samambaia de Cinema, 2021. Criado por SōZō - Agência Criativa.